Importância da hidratação para pedalar

Fala Biker! 

A hidratação não é só importante para o pedal, mas sim para o dia a dia, nesse artigo vamos trazer informações importantes para você se manter bem hidratado no pedal e no dia a dia.

Saiba como a água ajuda no bom funcionamento do corpo

A água é essencial para a nossa saúde, mas por vezes descuidamos da hidratação, não só pelo fato de não torná-la um hábito, bebendo água apenas quando temos sede, mas também por desconhecer como ela atua no corpo. Nosso organismo é composto por aproximadamente 70% de água e entender alguns de seus papéis na manutenção da nossa saúde pode esclarecer melhor por que não devemos negligenciar o cuidado com a hidratação, principalmente na prática de esportes como o ciclismo e mountain-bike.

Componente fundamental de todas as células do organismo, a água ajuda a regular a temperatura corporal e o funcionamento dos órgãos, elimina toxinas, ajuda na lubrificação de mucosas e, por ser um solvente, age como um veículo de transporte de nutrientes.

Importante, o cuidado com a hidratação deve ser redobrado na época da seca e em dias quentes, por isso precisamos é importante criar o hábito de beber água, como se tem o hábito de almoçar, tomar café da manhã ou jantar, e não apenas se hidratar quando se lembrar ou quando se tem sede. 

Dica: Para ajudar com o hábito de beber água, existem alguns aplicativos que lembram você de beber água na hora certa.

Hidratação na prática de ciclismo e mountain-bike

Chegamos ao ponto chave de nosso artigo e agora vamos falar sobre a importância da hidratação na hora do pedal.

A prática de exercícios exige além de uma boa nutrição a hidratação correta, como nós lemos nos parágrafos acima, nossas células precisam de água então quando estamos em atividade física, pedalando não podemos esquecer de repor a água em nosso organismo. Isso mesmo, repor a água, pois muitas vezes não percebemos como suamos tanto, com o uso das roupas de ciclismo que possuem tecnologia de troca de calor, o suor sai e evapora rapidamente mantendo seu corpo refrescado, isso pode nos enganar e achar que não precisamos beber água.

Outro fator importante é o clima, ele influencia totalmente no consumo de água. Quando está quente, suamos mais. Quanto mais suamos, mais precisamos de água. No entanto, o corpo humano também precisa estar bem hidratado em climas frios para aquecer e umidificar o ar frio antes de chegar aos pulmões. Vestir tanta roupa também pode levar ao suor, que pode passar despercebido se estamos no frio.

Separamos uma tabela interessante que mostra a quantidade de água ideal para a prática de esportes, veja no final do artigo.

Acessórios para levar água durante o pedal

E por último, mas não menos importante, vem a parte do como levar a água.

Não leve a água em qualquer garrafa, existem no mercado inúmeros modelos de garrafinhas ou caramanholas próprias para você usar no pedal, algumas inclusive com sistemas térmicos para manter a água gelada por mais tempo. Veja aqui algumas Caramanholas disponíveis em nosso site.

Além das garrafas, para quem bebe bastante água há também as mochilas de hidratação, muito importantes para pedais mais longos, pois tem uma capacidade maior e algumas tem espaço extras que serve para para carregar acessórios da bike. Confira em nosso site as Mochilas para hidratação.

Tabela de peso x quantidade de água para 1 hora de atividade por dia

Peso corporal (KG)Quantidade de água com 1 hora de atividade física diária (ml)
502500
602850
703200
803550
903900
1004250
1104600
1204950
1305300
1405650
1506000

Fonte da Tabela:  runtastic.com

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *