5 erros que você não pode cometer ao comprar sua primeira bike

Fala Biker! 

Você que já está com a grana na mão para comprar sua bicicleta ou está pensando em adquirir em breve sua primeira bike, este breve artigo vai lhe ajudar a não cometer erros básicos que muita gente acaba cometendo por não saber alguns detalhes importantes.

Erro Número #1 – Não saber para qual modalidade vai utilizar.

Saber para qual finalidade você pretende utilizar sua bike é fundamental, afinal, hoje existem vários modelos no mercado, mas os mais procurados são: MTB, Full Suspension, Speed e Urban, para saber qual a diferença entre elas leia esse artigo. 


Bike Urban

Mas a dica base é, se for apenas para se deslocar para o trabalho, dar aquele passeio na praia, no parque com a família nos finais de semana, a opção correta é uma bike Urban, o nome já diz, ela é para rodar na cidade, tem pneus sem cravos o que favorece o deslocamento mais rápido e deixa a baixe mais leve no asfalto, além disso ela já conta com amortecedor dianteiro e algumas marchas para enfrentar as subidas. Outro detalhe, ser uma bike de menor valor de mercado, acaba não sendo tão visada para roubos, mas lembre, use sempre cadeados de qualidade para proteger seu bem.

Bike MTB – Mountain Bike e Full Suspension

A Mountain Bike já é uma bike para quem quer fazer passeios mais longos, ir para os interiores das cidades, áreas rurais, rodar em trilhas, estradas de chão e praticar a modalidade, são bikes que já possuem componentes mais robustos e consequentemente mais caros, pois nessa categoria a agilidade, leveza e tecnologia favorecem o desempenho dos atletas.

Road Bike ou Speed

A Speed é exclusiva para categoria de ciclismo de estrada, lembra da famosa Caloi 10, essa mesmo, são bikes para competição, ultra leves, com equipamentos de alta tecnologia e alto valor agregado, uma bike dessa já não faz sentido usar para ir para o trabalho, por exemplo, a não ser que você pretende rodar algumas centenas de km até lá rsrs.

Erro Número #2 – Comprar a bike com quadro no tamanho errado.

Esse erro sem dúvida é o mais comum, mas acertar isso é de extrema importância.

Sabemos que assim como cada pessoa possui um tamanho diferente, você compra suas roupas ou sapatos em tamanhos adequados ao seu manequim, a bike também precisa estar no tamanho adequado, você sabia disso? Afinal, deve ser bem desconfortável você calçar um sapato 37 se o tamanho do seu pé é 38, não é?

Por isso, a escolha certa do tamanho do quadro da bike tem um fator muito importante pois está totalmente ligado a sua saúde. Caso você compre um bike com o tamanho do quadro errado pode ter sérios problemas com dores e lesões. 

A dica básica é saber a sua altura, com essa medida você já pode ir na loja e pedir uma bike adequada para seu tamanho, mas aqui vamos te ajudar com uma tabelinha, ela não é padrão pois pode variar de acordo com os fabricantes, confira abaixo.

Erro Número #3 – Comprar um bike fora de mercado, ou desatualizada.

O mercado do ciclismo, das bikes está em constante evolução, então se você pretende entrar no mundo das bikes é importante adquirir um equipamento atualizado, pois caso precise vender ou trocar, sua perda vai ser menor.

Um exemplo são as bikes de Aro 26, ou Aro 27,5, apesar de algumas ainda estarem à venda no mercado, já não tem muitas peças de reposição, hoje o mais recomendável é comprar uma Bike Aro 29

Erro Número #4 – Comprar uma bike com baixo valor de revenda

Uma continuação do Erro #3 pois aqui vamos falar de peças, componentes e marcas.

Quando você busca uma bike nova deve se atentar  a marca dos componentes que fazem parte da bike, a marca da bicicleta, garantia do quadro, assistência, assim como um carro, as bikes possuem itens a serem verificados, os de grande importância são:  O quadro, procure comprar mais com mais tempo de mercado conhecidas, que lhe ofereçam garantia vitalícia de preferência. O grupo, aqui incluí, trocadores, câmbios, alavancas de freio, Shimano e Sram são os líderes de mercado, mas agora há inúmeras marcas povoando esse mundo, então é sempre bom pesquisar bem antes de comprar.

Erro Número #5 – Não comprar uma bike 😛

Se você fizer isso vai se arrepender, agora se comprar uma bike, aliás uma bike certa para você, com todos os detalhes que apresentamos acima você não vai se arrepender.

Conte com a Santos Bikes para lhe ajudar nessa escolha, visite nossa loja física ou acesse nossa loja virtual, faça sua compra e seja feliz, o mundo da bike é um mundo sem volta, pois a alegria de pedalar e sentir a liberdade não tem preço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *